Marketing e Comunicação do Turismo em Portugal

Data de início e de término
2013 - em curso

Investigadores Responsáveis:
Professora Doutora Filipa Fernandes

Equipa de Investigação:

Nome do Investigador Filiação Institucional
 Filipa Fernandes
CAPP/ISCSP - Universidade de Lisboa
 Raquel Ribeiro
CAPP/ISCSP - Universidade de Lisboa
 Sónia Sebastião CAPP/ISCSP - Universidade de Lisboa
 Ana Sim Sim CAPP/ISCSP - Universidade de Lisboa
 André Bettencourt Correia ISCSP - Universidade de Lisboa
 Carolina Anjos ISCSP - Universidade de Lisboa
 Inês Bolaños Pais ISCSP - Universidade de Lisboa
 Laura Filipe ISCSP - Universidade de Lisboa
 Maria Ana Moreira ISCSP - Universidade de Lisboa
 Marta Moleirinho ISCSP - Universidade de Lisboa
 Natacha Cerdeira ISCSP - Universidade de Lisboa
 Priscilla Rosa ISCSP - Universidade de Lisboa

Objetivos do Projecto:

O Turismo é uma das atividades económicas mais importantes em Portugal e tem-se destacado nas notícias pela melhoria de resultados desde, pelo menos, 2010. Este sector, que é o mais exportado de Portugal, representa mais de 9% do PIB e mais de 8% do emprego. É também de destacar o aumento da notoriedade de Portugal como destino turístico na Internet no primeiro semestre de 2013, já que o número de utilizadores que pesquisou os termos “férias” e “Portugal” aumentou em 20% em comparação com o período homólogo. O consumo de viagens e actividades turísticas é cada vez mais importante nos orçamentos familiares mundiais, mesmo em contexto de recessão económica. Este tipo de consumo está a reforçar-se enquanto indicador de posicionamento e integração social.

O marketing e a comunicação do destino Portugal têm sofrido diversas evoluções nos últimos anos e é importante aferir a sua estratégia e eficácia.

Os objectivos deste projecto são:

1. Estudar o posicionamento de Portugal no mercado turístico mundial.
  2. Detectar as oportunidades de crescimento que parecem mais promissoras.
  3. Analisar a abordagem patente nas últimas campanhas de comunicação para o exterior.
  4. Avaliar em que medida as profissões ligadas à comunicação e à educação no turismo podem cooperar para fazer de Portugal um destino mais atractivo.
  5. Compreender o turismo enquanto sistema de produção de imagens e representações.
  6. Identificar processos de construção de narrativas e discursos turísticos.
  7. Identificar os elementos caracterizadores das representações, dos imaginários turísticos, dos espaços e escalas geográficas das representações.

Para responder a estes objectivos, pretende-se:

1. Compilar e analisar os conteúdos das newsletters de turismo em Portugal e nos principais mercados emissores nos últimos 12 meses.
  2. Monitorizar as menções a Portugal nos media e nos user generated contents dos principais mercados emissores de turistas para Portugal e de outros mercados emergentes.
  3. Identificar cursos e conferências sobre marketing e comunicação do turismo em Portugal.
  4. Desenvolver estudos de caso.