Marketing e Comunicação do Turismo

Título do Projeto:
Marketing e Comunicação do Turismo

Data de início e de término
2013 - Permanente

Investigadores Responsáveis:
Professora Doutora Filipa Fernandes, ISCSP-ULisboa


Equipa de Investigação:

Nome do Investigador Filiação Institucional
Filipa Fernandes CAPP/ISCSP
Raquel Barbosa Ribeiro CAPP/ISCSP
Sónia Sebastião CAPP/ISCSP
Ana Sim Sim CAPP
André Bettencourt Correia ISCSP
Carolina Anjos ISCSP
Inês Bolaños Pais ISCSP
Laura Filipe ISCSP
Maria Ana Moreira ISCSP
Marta Moleirinho ISCSP
Natacha Cerdeira ISCSP
Priscilla Rosa ISCSP


Objetivos do Projecto:

O Turismo é uma das atividades económicas mais importantes em Portugal e tem-se destacado nas notícias pela melhoria de resultados desde, pelo menos, 2010. Este sector, que é o mais exportado de Portugal, representa mais de 9% do PIB e mais de 8% do emprego. É também de destacar o aumento da notoriedade de Portugal como destino turístico na Internet no primeiro semestre de 2013, já que o número de utilizadores que pesquisou os termos “férias” e “Portugal” aumentou em 20% em comparação com o período homólogo. O consumo de viagens e actividades turísticas é cada vez mais importante nos orçamentos familiares mundiais, mesmo em contexto de recessão económica. Este tipo de consumo está a reforçar-se enquanto indicador de posicionamento e integração social.
O marketing e a comunicação do destino Portugal têm sofrido diversas evoluções nos últimos anos e é importante aferir a sua estratégia e eficácia.

Os objectivos deste projecto são:

  1. Estudar o posicionamento de Portugal no mercado turístico mundial.
  2. Detectar as oportunidades de crescimento que parecem mais promissoras.
  3. Analisar a abordagem patente nas últimas campanhas de comunicação para o exterior.
  4. Avaliar em que medida as profissões ligadas à comunicação e à educação no turismo podem cooperar para fazer de Portugal um destino mais atractivo.
  5. Compreender o turismo enquanto sistema de produção de imagens e representações.
  6. Identificar processos de construção de narrativas e discursos turísticos.
  7. Identificar os elementos caracterizadores das representações, dos imaginários turísticos, dos espaços e escalas geográficas das representações.

Para responder a estes objectivos, pretende-se:

  1. Compilar e analisar os conteúdos das newsletters de turismo em Portugal e nos principais mercados emissores nos últimos 12 meses.
  2. Monitorizar as menções a Portugal nos media e nos user generated contents dos principais mercados emissores de turistas para Portugal e de outros mercados emergentes.
  3. Identificar cursos e conferências sobre marketing e comunicação do turismo em Portugal.
  4. Desenvolver estudos de caso.

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