Media no século XXI: imprensa, rádio e televisão na era 2.0

Título do Projeto:
Media no século XXI: imprensa, rádio e televisão na era 2.0

Data de início e de término
2011 a 2016

Investigador Responsável:
Prof. Doutora Paula Cordeiro

Equipa de Investigação:

Nome do Investigador Filiação Institucional
Paula Cordeiro CAPP/ISCSP
David Dias ISCSP
Luís Loureiro ISCSP
Liliana Pereira ISCSP

Instituições Parceiras:

País Entidade Parceira
Portugal Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas

Consultores

Sigla
 Filiação Institucional
APR Associação Portuguesa de Radiodifusão
RED Radiodays Europe

Resumo do Projecto:

O desenvolvimento da Internet como uma plataforma de comunicação e a sua apropriação pelos órgãos de comunicação social pode ser um indicador de que a comunicação social a está a usar como uma nova plataforma de distribuição. Este projecto recorre a métodos mistos de análise: a pesquisa qualitativa será combinada com técnicas de análise quantitativa para atingir a compreensão dos vários fenómenos digitais que são relevantes para compreender o contexto contemporâneo da comunicação mediática e a sua particular relevância em termos sociais e institucionais. A relação entre as ciências da comunicação e as ciências computacionais irá fornecer resultados sobre a influência da tecnologia nos media e na comunicação, com particular atenção para as indústrias criativas. Neste quadro, o estudo das audiências, género e minorias serão de especial relevância, pela sua relação com a regulação e políticas públicas. Por essa razão, é também nosso objectivo estudar a interacção entre meios de comunicação, plataformas digitais e diversidade cultural, através do papel do serviço público de media para o enriquecimento da esfera pública, para a compreensão alargada da relação entre órgãos de comunicação social e a Internet, numa perspectiva mais ampla da sociedade digital, a par da análise da actividade dos media, produção de conteúdos e distribuição.