A produção de Imaginários Turísticos do natal

Equipa de investigação

Nome do Investigador Filiação Institucional
Filipa Fernandes CAPP-ISCSP
José-Carlos Garcia-Rosell Multidimensional Tourism Institute (MTI), University of Lapland

País Entidade Institucional
Finlândia University of Lapland – Multidimensional Tourism Institute

Resumo do Projecto:

O Natal tornou-se nas últimas décadas um fenómeno global com importante relevância económica (Miller, 2001). O Natal é um evento socioeconómico relevante (Hancock & Rehn, 2011) mesmo em países sem tradições cristãs. Apesar de existirem alguns trabalhos acerca da relação entre o natal e o turismo (Hall, 2008; Pretes, 2007), o natal como imaginário turístico ainda não foi devidamente analisado. O natal como imaginário turístico tem sido produzido e consumido em múltiplos destinos mundiais moldando práticas e fantasias turísticas (Salazar, 2012). Esta produção tem sido efectuada de forma colaborativa entre múltiplos actores sociais no seio dos sistemas turísticos nacionais/regionais/locais, evidenciando-se aspectos ligados às questões de poder e governança (importantes na construção das imagens e discursos turísticos).

Sabendo que narrativas diversas, as representações e as imagens formam a base da indústria do turismo (Adams, 2004), interessará perceber como é que as agendas turísticas locais têm produzido os imaginários com vista ao seu consumo glocal.

Assim foram traçados alguns objectivos:

• Identificar os processos de construção de narrativas e discursos turísticos.
  • Averiguar quais os principais intervenientes nos processos de construção dos imaginários
  • Analisar de que modo a produção dos imaginários afecta a construção/identidade do lugar.

Para responder a estes objectivos, pretende-se:

• Efectuar uma pesquisa bibliográfica-documental acerca da temática.
  • Realizar observação em Rovaniemi e em Óbidos.
  • Entrevistar os produtores presentes no sistema turístico dos imaginários turísticos do natal em ambas as localidades.
  • Compilar e analisar os conteúdos dos websites de redes sociais na Finlândia e em Portugal nos últimos 24 meses.

Outputs Previstos:

1. Produção de artigos científicos
  2. Comunicações em encontros internacionais.
  3. Produção de uma tese de mestrado.

Palavras-Chave: turismo, imaginários turísticos, natal, Santa Claus village, Finlândia, Óbidos, Portugal, produção destinos turísticos.