Produção e Arquivo de Dados das Ciências Sociais (PASSDA)

Título do Projeto:
Produção e Arquivo de Dados das Ciências Sociais (PASSDA)

Data de início e de término
2014 a 2019.

ISCSP Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
IUL Instituto Universitário de Lisboa

Objetivos do Projecto:

Instituições europeias no domínio das ciências sociais foram já constituídas no sentido de produzirem, arquivarem e difundirem dados com rigor metodológico e fundamentados na teoria. Portugal acompanha este movimento há cerca de 20 anos de forma não sistemática. A infraestrutura que agora se propõe (PASSDA) visa a produção, análise e arquivo de dados provenientes de estudos nacionais e internacionais nas ciências sociais.
Compreende duas linhas de ação correspondentes a dois programas de pesquisa financiados pela FCT (Infraestrutura das Atitudes Sociais e Políticas dos Portugueses:

• RECI/IVC-­SOC/0476/2012;
  • Arquivo Português de Investigação Social: PTDC/CS-­SOC/102059/2008), ambos reconhecidos a nível europeu.
    Ao propormos uma única infraestrutura, proporcionaremos à comunidade científica portuguesa recursos que contribuem para o seu desenvolvimento e internacionalização.

No que respeita à vertente de produção e análise de dados a PASSDA pretende ser uma infraestrutura de investigação em atitudes sociais e políticas numa perspectiva comparada e longitudinal. Integrará os dois projectos de investigação que constituem o IASPP (Inquérito Social Europeu, ESS-­ERIC e Projecto das Atitudes e Comportamento Eleitoral dos Portugueses), e ainda duas redes de estudos internacionais em que Portugal é representado pelo ICS-­ULisboa há mais de 15 anos (EVS e ISSP).
No âmbito das atitudes políticas uma linha de investigação específica estudará as avaliações da qualidade da democacia em Portugal. A PASSDA permitirá à comunidade científica portuguesa das ciências sociais descrever e interpretar a estabilidade e a mudança nas atitudes sociais; aumentar o rigor da pesquisa comparada; criar indicadores de evolução nacional, tendo em conta as percepções e julgamentos sobre aspectos sociais chave; formar investigadores em métodos quantitativos;; aumentar a visibilidade de dados sobre mudança social entre académicos, agentes políticos e o público em geral; fornecer evidência empírica ao debate público e ao processo de tomada de decisão no âmbito das políticas públicas.
No que diz respeito ao arquivo de dados, o objetivo principal do PASSDA é incrementar o uso de dados de investigação social realizada em Portugal, nomeadamente os que resultam de inquéritos probabilísticos. Para isso proceder-­se-­á à recolha de bases de dados, ao seu tratamento rigoroso e à sua posterior disseminação, assegurando a sua fiabilidade e um acesso aberto e amigo do utilizador.
Um arquivo de dados que garanta a preservação a longo prazo de pesquisas sobre a sociedade portuguesa constitui um recurso que preserva o património científico e cultural das ciências sociais.
A PASSDA proporcionará, portanto, uma base sólida para a cooperação entre as 10 unidades de investigação que integram a insfraestrutura, bem como para a cooperação com outros parceiros nacionais e internacionais, contribuindo ainda para o aprofundamento metodológico, e para a promoção da interdisciplinariedade.