Recursos Humanos e Comportamento Organizacional

alt

Coordenadores

Miguel Pereira Lopes


Missão

O Grupo de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional (HR & CO) pretende contribuir para o desempenho humano e melhoria do bem-estar de pessoas e organizações, particularmente nos países de língua Portuguesa.


Objectivos

Dada a missão do Grupo de RH & CO, bem como a agenda internacional de investigação nestas áreas, pretendemos fazer uma pesquisa que ajuda a responder às seguintes perguntas:

  • Quais são os processos e políticas organizacionais que impulsionam simultaneamente o crescimento positivo de pessoas, empresas e comunidades ?
    O tópico das organizações positivas ou estudos organizacionais positivos está entre os principais tópicos de gestão e administração da última década e, com ainda muito para ir em frente.

  • Quais são as características culturais específicas de gestão e organização em Portugal e os outros países de língua Português?
    Reconhecendo que não existe um "one size fits all" em recursos humanos e questões de organização, ao mesmo tempo que a globalização está a chegar a todos os lugares, há um interesse crescente em compreender os processos interculturais e transcultural em estudos de gestão e administração. Dado os interesses do CAPP em estudos lusófonos e da necessidade de fazer uma pesquisa que afeta nossos principais stakeholders - comunidades e empresas portuguesas - nos propusemos a entender melhor o "Caminho Português" de gestão e organização para o desempenho e bem-estar como pedra angular do nosso grupo de pesquisa.