Sh.A.R.P. – A Platform for Share and Representing

Project Approved in 2009 by the European Commission, under the KA3ICT Projects, reference 505503-LLP-1-2009-1-IT-KA3MP.

Investigador responsável:
Professor Doutor Fernando Serra

O desenvolvimento do projeto SHARP pode ser acompanhado em:

Parceiros:
Este projecto europeu multilateral de investigação-acção desenvolve-se no quadro do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida (Lifelong Learning Programme) da União Europeia, envolvendo os seguintes parceiros, para além do ISCSP:

Instituição
Itália Universita degli Studi di Pavia
Itália Centro Educazione Media
Itália Provincia di Pavia
Portugal Centro de Formação de Escolas do Concelho de Almada
Lituânia Vytautas Magnus University (Kaunas)
Bulgária My Right to Know Foundation ou Zornica Gyurova (Sofia)
Chipre University of Nicosia
Roménia Media Monitoring Agency (Bucareste)
França Centre de Liaison de L’Enseignement et des Médias d’Information (CLEMI – Toulouse)
França University of Artois (Lille)

O ponto de partida do projecto SHARP é a Educação para os Media, com especial destaque para a imagem documental vídeo, e a promoção das competências-chave numa perspectiva de educação ao longo da vida (em particular, a competência digital, a competência interpessoal, intercultural, social e cívica e a expressão cultural).

O projecto encontra-se dividido em duas macro-temáticas, por sua vez divididas em temas mais específicos a desenvolver pelos vários parceiros numa lógica de geometria variável e tendo por base o desenvolvimento de metodologias multimédia com destaque para a captação, tratamento e análise de imagem vídeo:

1. Cultura/as e identidades colectivas:
Memória colectiva e transformação local
Culturas territoriais
Identidades Locais e a identidade europeia

2. Ambiente e território:
Permanências locais
Inovação social e cultural

A equipa do ISCSP optou por desenvolver a temática cultura/as e identidades colectivas, identidades locais e identidade europeia, centrando-se por um lado na problemática da cidadania digital e por outro no da marginalidade social.
Na primeira linha, estudam-se e trabalham-se numa perspectiva formativa e pedagógica as identidades digitais e a cidadania digital junto de estudantes universitários; na segunda linha, desenvolvem-se acções formativas e de sensibilização para o problema da violência associada aos estereótipos e preconceitos junto de crianças e jovens de comunidades suburbanas excluídas.

Equipa

Nome do Investigador
Filiação Institucional
Fernando Humberto Serra CAPP/ISCSP