Descrição TED

O Futuro do Trabalho está aí. A globalização e os mais recentes avanços tecnológicos estão a provocar, mais uma vez, profundas alterações no mercado de trabalho. Para se poder pensar como melhor enfrentar os desafios que nos esperam, e conseguir aproveitar as novas oportunidades que surgem, urge estudar e perceber as consequências dessas mudanças.

Essas consequências podem ser encontradas na arquitetura do mercado de trabalho, nas organizações e até na vida privada: multiplicidade de tipologias e modelos de organização do trabalho, a crescente polarização dos empregos, o esbater de fronteiras entre o trabalho e a vida extra-laboral, desconexão entre o êxito da carreira e a progressão hierárquica dentro da organização, ou adiamento na formação de família, por exemplo. Há consequências também em termos da educação, a montante, e em termos de mobilidade e desigualdade sociais, a jusante: alterações nas competências que são relevantes agora e no futuro, aumento da desigualdade ou simetrias e assimetrias regionais e internacionais.

Os temas abrangidos na linha de investigação TED salientam a sua transversalidade a várias áreas científicas, da Economia do Trabalho à Política Social, passando pela Sociologia e Relações Laborais, Comportamento Organizacional e Gestão de Recursos Humanos.

Investigadores TED

TED membros Gianluca Ferrittu
Investigador Colaborador do CAPP (Bolseiro FCT) | ORCID

TED membros Sara Ambrósio
Investigadora Colaboradora do CAPP (Bolseira FCT)

Objetivos TED

1. Promover investigação multidisciplinar;

2. Criar impacto social;

3. Contribuir para a formação das novas gerações de investigadores.

Publicações TED

Ferreira, P., Lopes, M., & Tavares, L. (no prelo). Estudo sobre o salário médio em Portugal: retrato actual e evolução recente. Fundação Calouste Gulbenkian.

Goulart, P., Ramos, R., & Ferrittu, G. Global Labour since 1991. 2 volumes. Palgrave Macmillan – Springer (under contract).

Geremias, R. L., Lopes, M. P., Soares, A. E. (2020). Enhancing internal learning in teams: The role of network centrality and psychological capital of undergraduate students. Frontiers in Psychology 11.

Luís, S., Dias, R., & Lima, M. L. (2020). Greener Schoolyards, Greener Futures? Greener Schoolyards Buffer Decreased Contact With Nature and Are Linked to Connectedness to Nature. Front Psychol, 11, 567882.

Pereirinha, J. A., Branco, F., Pereira, E., & Amaro, M. I. (2020). The guaranteed minimum income in Portugal: A universal safety net under political and financial pressure. Social Policy & Administration, 54(4), 574-586.

Serra, F. H., Carvalho, M. I., Pinto, C. et al. (2019) Social Work Practices for Children, Youth and Families in Portugal: Challenges and Approaches. Child Adolesc Soc Work J, 36, 223–226.

Eventos TED