Submissões

Submissões botao pt

Normas para Autores

  • Submissão e Políticas de Revisão por Pares
  • Normas para Preparar o Manuscrito
  • Após Aceitação

Submissão e Políticas de revisão por pares

Após a preparação dos materiais de submissão seguindo as Normas para Autores, os manuscritos devem ser submetidos online na plataforma ScholarOne.

A PS&P usa o Urkund para verificar a originalidade dos artigos submetidos. Ao fazerem uma submissão na revista Ciências e Políticas Públicas, os autores concordam com as verificações de originalidade durante os processos de revisão por pares e produção.

Caso necessite de ajuda com a submissão, por favor contacte: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. 

Esta revista é de acesso livre e gratuito tanto para a submissão como para a produção.

Processo de Revisão por pares

Todos os artigos submetidos à avaliação passarão por uma avaliação preliminar pelo Conselho Editorial para aferir a adequação às normas e critérios da revista. A revista recorre a um processo de revisão anónima de pelo menos dois revisores.

Código de Ética

A revista Ciências e Políticas Públicas está comprometida com a ética e com um alto padrão de qualidade nas suas publicações. Apoiamos os padrões de comportamento éticos esperados para todas as partes envolvidas na publicação da nossa revista. As políticas de publicação da PS&P são inspiradas nas diretrizes do Comité de Ética em Publicação (COPE) sobre recursos a decisões editoriais e reclamações sobre a gestão editorial da revista no processo de revisão por pares.

Deveres das Partes Relacionadas

Deveres do Editor:

  • Decisão de publicação: O editor da revista é responsável por decidir qual dos artigos submetidos à revista deve ser publicado. O editor é guiado pelas políticas do conselho editorial da revista e restringido por exigências legais. O editor pode consultar o conselho editorial ou revisores na tomada de decisão.
  • Fair play: O editor deve avaliar os manuscritos pelo seu conteúdo intelectual sem considerar raça, género, orientação sexual, crença religiosa, origem étnica, cidadania ou filosofia política dos autores.
  • Confidencialidade: O editor e qualquer membro do conselho editorial não devem divulgar nenhuma informação sobre um manuscrito submetido a alguém que não seja o autor correspondente, revisores, revisores em potencial, outros consultores editoriais e o editor, conforme apropriado.
  • Divulgação e conflitos de interesse: O editor deve assegurar completa imparcialidade e transparência de acordo com o código de ética da revista e se necessário recusar manuscritos nos quais tenha conflito de interesses.
  • Envolvimento e cooperação na investigação: O editor deve tomar medidas razoáveis ​​de resposta aquando da apresentação de reclamações éticas relativas a um manuscrito submetido ou artigo publicado.

Deveres dos revisores:

  • Contribuição para decisões editoriais: A revisão por pares auxilia o editor na tomada de decisões editoriais, e através das comunicações editoriais com o autor também pode auxiliar o autor na melhoria do artigo.
  • Pontualidade: Qualquer revisor selecionado que se sinta desqualificado para rever a pesquisa relatada num manuscrito ou saiba que a sua revisão imediata será impossível, deve notificar o editor e isentar-se do processo de revisão.
  • Confidencialidade: Quaisquer manuscritos recebidos para revisão devem ser tratados como documentos confidenciais. Por isso, não devem ser revelados ou discutidos com outras pessoas.
  • Padrões de objetividade: As revisões devem ser conduzidas objetivamente, e os revisores devem expressar claramente os seus pontos de vista com argumentos de suporte.
  • Originalidade do Trabalho: O revisor deve informar o editor para qualquer semelhança ou sobreposição substancial entre o manuscrito em consideração e qualquer outro artigo publicado.
  • Divulgação e conflito de interesses: Informações privilegiadas ou ideias obtidas com a revisão por pares devem ser mantidas em sigilo e não podem ser usadas para proveito pessoal. Os revisores não devem considerar manuscritos nos quais tenham conflito de interesses.
  • Fornecendo Feedback: Os revisores devem explicar a sua avaliação de maneira detalhada, clara e educada. Apontando os pontos fortes e fracos da contribuição apresentada. Os revisores devem identificar trabalhos relevantes publicados que os autores não citem e providenciar outras sugestões de melhoria. Os revisores devem utilizar um estilo de escrita objetivo e construtivo, considerando que os seus comentários são partilhados com os autores.

Lembre-se de que as melhorias de um artigo são fruto de comentários positivos e críticas construtivas.

Deveres dos Autores:

  • Manuscritos: Os autores de artigos originais devem apresentar uma descrição precisa do trabalho realizado e uma discussão objetiva da contribuição académica do estudo apresentado. Os dados subjacentes devem ser representados com precisão no artigo. Um artigo deve conter detalhes e referências suficientes para permitir que outros continuem o trabalho. Declarações fraudulentas ou conscientemente imprecisas constituem um comportamento antiético e são inaceitáveis ​​para a revista Ciências e Políticas Públicas.
  • Originalidade e Plágio: Os autores devem garantir que escreveram um trabalho original e, caso tenham usado fontes secundárias, trabalho e/ou palavras de outros, que tenham sido devidamente citados. O plágio em todas as suas formas constitui um comportamento de publicação antiético e é inaceitável para a revista Ciências e Políticas Públicas.
  • Submissão/Publicação Duplicada: Os autores são obrigados a declarar no momento da submissão que o manuscrito não foi submetido a outra revista para publicação. Submeter o mesmo manuscrito a mais de uma revista ou publicar o mesmo artigo em diferentes revistas constitui comportamento de publicação antiético e é inaceitável para a revista Ciências e Políticas Públicas.
  • Reconhecimento de Fontes: O devido reconhecimento do trabalho de outros deve ser sempre referido. Os autores devem citar publicações que os influenciaram na determinação da natureza do trabalho relatado. As informações obtidas de forma privada, como em conversas, correspondências ou discussões com terceiros, não devem ser usadas ou relatadas sem permissão explícita por escrito da fonte. As informações obtidas em serviços confidenciais, como manuscritos de arbitragem ou solicitações de subsídios, não devem ser usadas sem a permissão expressa por escrito do autor do trabalho envolvido nesses serviços.
  • Autoria do Artigo: A autoria deve ser limitada a quem contribuiu significativamente para a conceção, desenho, execução ou interpretação do estudo relatado. Todos aqueles que fizeram contribuições significativas devem ser listados como coautores. Outros participantes em aspetos substantivos da pesquisa ou escrita do artigo, mas que não são autores, devem ser reconhecidos ou listados como colaboradores. O autor correspondente deve garantir que todos os coautores estão incluídos no artigo, tenham visto e aprovado a versão final do artigo e concordado com a sua submissão para publicação.
  • Conflitos de interesse: Todos os autores devem divulgar qualquer conflito de interesses que possa influenciar os resultados ou a interpretação do seu manuscrito. Todas as fontes de apoio financeiro para o projeto devem ser mencionadas.
  • Erros fundamentais em trabalhos publicados: Quando um autor descobre um erro significativo ou imprecisão no trabalho publicado da sua autoria, deve notificar imediatamente a/o editor/a da revista e cooperar para retratar ou corrigir o artigo.
  • Compromisso de resposta aos revisores: Os autores comprometem-se a responder integralmente aos comentários dos revisores, corrigindo e aprimorando o manuscrito sempre que apropriado.

Preparação do Manuscrito

A revista Ciências e Políticas Públicas pede aos autores que sigam as seguintes instruções para facilitar o processo de submissão.

Estrutura

- O manuscrito deverá ser submetido num ficheiro editável e incluir o texto, figuras e tabelas.

- O manuscrito deve conter título, resumo de 200 palavras no máximo, introdução, métodos e materiais, resultados, conclusões e referências.

- As figuras e tabelas devem apresentar legenda. As figuras devem estar em alta resolução – inserir figuras e tabelas no corpo do texto e não no final do documento.

- Informações complementares devem ser submetidas em documentos separados.

Limite de Palavras

Por favor, inclua o número de palavras do manuscrito no final do resumo.

O limite de palavras inclui toda a informação no documento, nomeadamente, título, corpo do texto, tabelas e referências. Apêndices para serem publicados online não contam no limite de palavras.

Limite de Palavras por tipo de documentos:

- Artigo: 8 000 palavras

- Artigo de Revisão: 6 000 – 8 000 palavras

- Ensaio: 3 000 palavras

- Recensão crítica de livros: 1 000 – 2 000 palavras

Artigos

O trabalho original é um manuscrito teórico ou empírico que relata novas descobertas de investigação, de acordo com os objetivos e âmbito desta revista, e faz uma contribuição significativa para o conhecimento em ciências sociais e para os estudos de políticas públicas.

Artigos de Revisão

Também conhecido como revisão de literatura, um artigo de revisão deve fornecer reflexões críticas sobre a literatura existente relativa a um determinado campo de investigação. Deve indicar claramente a lacuna de pesquisa com base nos dados existentes disponíveis. A revisão de literatura poderá ser desenvolvida com base numa das diversas metodologias, mas não unicamente: scoping review, revisão sistemática, revisão de literatura, revisão de bola de neve, entre outras.

Ensaio

A PS&P também publica ensaios críticos de comentários assertivos, informados e atuais, sobre eventos relevantes para o estudo e compreensão das políticas públicas.

Recensão Crítica de Livros

A PS&P aceita resenhas descritivas, críticas e avaliativas de livros relevantes para as ciências sociais e para o estudo das políticas públicas, publicados há menos de 3 anos. 

Referências

Por favor, use este guia de referência ao preparar o seu manuscrito.

As referências podem ser submetidas no formato APA sétima edição. Por favor, verifique a política de citações.

EXEMPLOS APA 7ª edição:

Tipo de Documento

Exemplo
LIVRO: Pollitt, C. & Bouckaert, G. (2004). Public Management Reform: A Comparative Analysis. Oxford University Press.

CAPÍTULO DE LIVRO:

Pereirinha, J. A. & Pereira, E. (2021). Os custos, a eficácia e a eficiência dos mínimos sociais em Portugal. In J. A. Pereirinha & E. Pereira (coord.), Regime de Mínimos Sociais em Portugal (pp. 431-475). Almedina.
ARTIGO ACADÉMICO:  Sebastião, S. P. (2012). O ativismo like: as redes sociais e a mobilização de causas. Sociedade e Cultura15(1), https://doi.org/10.5216/sec.v15i1.20673

ARTIGO DE JORNAL:

Carey, B. (2019, March 22). Can we get better at forgetting? The New York Timeshttps://www.nytimes.com/2019/03/22/health/memory-forgetting-psychology.html
RELATÓRIO: National Cancer Institute. (2019). Taking time: Support for people with cancer (NIH Publication No. 18-2059). U.S. Department of Health and Human Services, National Institutes of Health. https://www.cancer.gov/publications/patient-education/takingtime.pdf
Conteúdo em WEBSITE: Bologna, C. (2019, October 31). Why some people with anxiety love watching horror movies. HuffPost. https://www.huffpost.com/entry/anxiety-love-watching-horror-movies_l_5d277587e4b02a5a5d57b59e

 

NOTA: Se o manuscrito, figuras ou tabelas forem difíceis de ler para si, também serão difíceis para os editores e revisores. Manuscritos sem legibilidade serão devolvidos aos autores pelo Conselho Editorial para revisão. O manuscrito também pode ser devolvido para revisão se a qualidade da escrita, em português, inglês ou espanhol, não for adequada.

Importante: a revista aplica um processo de revisão por pares (double-blind peer-review). Por favor, mantenha anónimo o seu manuscrito e forneça um arquivo separado com título, informação do(s) autor(es) e contacto.

 

Após Aceitação

Primeira vista

O Conselho Editorial avalia os documentos para garantir que estão preparados para produção. O autor poderá ser contatado se forem necessárias atualizações aos documentos finais. Caso contrário, o seu trabalho será enviado para o núcleo de produção.

Direitos de Autor

1. O conteúdo da investigação é da total responsabilidade dos autores.

2. Os trabalhos publicados na revista Ciências & Políticas Públicas podem ser reproduzidos total ou parcialmente desde que citada a fonte.

3. Os trabalhos enviados para a revista Ciências & Políticas Públicas devem ser originais e inéditos.

4. O autor detém os direitos autorais dos artigos publicados na revista. Os direitos da primeira publicação pertencem à revista Ciências & Políticas Públicas.

5. A revista poderá reproduzir os trabalhos publicados noutros meios para maior divulgação.

6. Os autores aceitam as políticas de acesso aberto enviando os artigos para a revista Ciências & Políticas Públicas. Esta segue a política de acesso aberto e gratuito a todos os artigos publicados.

7. O trabalho não será aceite caso seja detetada qualquer ilegalidade, fraude ou comportamento antiético.

8. Os dados pessoais fornecidos pelos autores serão utilizados apenas para a respetiva publicação.

Provas

O(s) autor(es) receberá(ão) uma versão de revisão do manuscrito com questões para correção. Uma vez aceite, o(s) autor(es) só poderá(ão) alterar estritamente o que for requerido, não podendo alterar parágrafos inteiros. O manuscrito deverá ser reenviado à assistência editorial para produção e publicação online do artigo.

Suporte à promoção do artigo

Algumas recomendações de boas práticas para a divulgação científica

Opções de Divulgação

Descrições

Email

Adicione a sua publicação mais recente com o link na sua assinatura de email.

Social Media

Divulgue o seu artigo nas redes sociais online. Certifique-se de manter alerta para conversas nas suas publicações.

Adicione hashtags ou tags da sua instituição, centro de investigação e palavras-chave do artigo.

Peça à sua instituição para partilhar novamente a publicação nas suas contas oficiais.

Blog

Se mantém um blog, considere publicar sobre o seu artigo. Uma breve indicação do argumento principal pode motivar o leitor.

Online

Atualize os seus perfis online adicionando o link à publicação.

Carregue o artigo publicado nos seus perfis (e.g., Mendeley, Academia.edu, researchgate).


Imprimir