GESTÃO DE PESSOAS, ORGANIZAÇÕES E TRABALHO
Coordenadora: Professora Rosária Ramos
Coordenadora-adjunta: Professora Sónia P. Gonçalves
O grupo Gestão de Pessoas, Organizações e Trabalho inclui investigadores(as) que estudam os desafios da gestão das pessoas e do trabalho em contextos organizacionais, tanto no sector público como no sector privado, desenvolvendo investigação relevante sobre as políticas de gestão de pessoas e os ambientes de trabalho. Simultaneamente fornece informações fundamentais aos decisores políticos sobre políticas públicas de formação e trabalho. A colaboração interdisciplinar de investigadores de gestão sociologia, psicologia ou economia, enriquece os objetivos do grupo de investigação, para o desenvolvimento das políticas de gestão de recursos humanos e dos seus diversos ambientes, contribuindo para o conhecimento, compreensão e consequências sociais da implementação e gestão das políticas públicas do trabalho.
Desta forma, a investigação dos elementos do grupo centra-se em:
1. Sustentabilidade e responsabilidade social: a gestão sustentável de pessoas e de organizações envolve políticas e práticas que podem afetar os reultados organizacionais. As investigações desenvolvidas têm como foco a compreensão das estratégias que as organizações adotam com vista a um crescimento organizacional e social equilibrado, alinhado com princípios de responsabilidade social, sustentabilidade e de inovação. O impacto que as dinâmicas organizacionais têm na dignidade e humanização das relações estabelecidas entre os diferentes stakeholders estão entre as temáticas que têm sido estudadas.
2. Trabalho digno e ambientes de trabalho saudáveis: os fatores que determinam a estabilidade do emprego, as consequências do emprego atípico à entrada no mercado de trabalho, a atração e manutenção do emprego, a progressão na carreira e os processos individuais e interpessoais associados à saúde e ao bem-estar dos individuos em contexto de trabalho são alguns dos tópicos examinados pelos investigadores. A sua investigação tem contribuído para a definição de políticas de inclusão, diversidade e saúde nas organizações com o objetivo de (in)formar as políticas públicas.
3. Comportamento Organizacional: os investigadores estudam as intrincadas trocas sociais que ocorrem em contextos organizacionais. Os seus pontos focais abrangem a motivação para o trabalho, o comprometimento organizacional, o envolvimento pessoal, a ética e a liderança. Os resultados da investigação nestes domínios são importantes não só para compreender estas dinâmicas organizacionais fundamentais, como para informar a formulação e a avaliação de políticas destinadas ao desenvolvimento de competências.
4. Transformações digitais do Trabalho: são desenvolvidos estudos sobre os desafios da transformação digital para sustentabilidade do trabalho, destacando os diversos formatos de trabalho presencial e à distância. Incluem-se os estudos que visam o efeito da digtialização na satisfação no trabalho, na produtividade e na dinâmica organizacional. Visa-se identificar novos desafios e propor soluções para uma força de trabalho mais ágil e adaptável à era digital.
Do grupo de investigação Gestão de Pessoas, Organizações e Trabalho fazem parte Investigadores(as):