Sistemas de Bem-Estar e Intervenção Social
Coordenador: Professor Fernando Serra
O grupo Sistemas de Bem-Estar e Intervenção Social integra investigadores das áreas de política social, serviço social, sociologia, antropologia, economia e demografia que contribuem para o desenvolvimento, extensão, transferência e aplicação do conhecimento científico (investigação e ação) sobre sistemas de bem-estar e intervenção social nos seus mais diversos níveis, tendo em conta os seus múltiplos atores. O trabalho que desenvolvem tem como objetivo informar e promover processos de políticas e práticas, que respondam adequadamente aos desafios que se colocam na (co)produção de bem-estar sustentável em contextos de complexidade, para a construção de sociedades mais justas, coesas, sustentáveis e democráticas, em que todos possam viver com dignidade.
Transversalmente apoiada nos quadros de referência da Cidadania, dos Direitos e/ou da Justiça (social, económica e ambiental, intra e intergeracional), os seus focos de investigação são:
1. Política Social e Governação de Bem-Estar: investigação sobre políticas públicas que promovam e garantam o bem-estar social num contexto institucional plural em que o sector estatal se articula com os setores da economia social e do mercado, com diferentes graus de envolvimento dos cidadãos (pluralismo de bem-estar ou mix de bem-estar).
2. Serviço Social, Contextos Institucionais e Comunitários de Ação: investigação sobre os processos de ação profissional em ação social que se desenrolam em contextos de âmbito e natureza institucional e comunitária, em articulação com outras profissões caracterizadas por intervenções de proximidade.
3. População e Bem-Estar Sustentável: investigação centrada nos indíviduos, famílias e comunidades, nomeadamente, nos que se encontram em situação de vulnerabilidade, pobreza e/ou exclusão social, enquanto destinatários e/ou agentes na provisão de bem-estar social, e nas atuais dinâmicas demográficas em contextos de desigualdade que colocam desafios à coesão territorial e à sustentabilidade.
Do grupo de investigação Sistemas de Bem-Estar e Intervenção Social fazem parte Investigadores(as):