Política e Poder
Coordenadora: Professora Fátima Amante
O grupo de investigação Política e Poder é composto por investigadores das áreas da ciência política, relações internacionais, estudos estratégicos, antropologia e economia política. Estes investigadores contribuem para a produção de conhecimento e a sua aplicação no desenho, implementação e avaliação de políticas públicas. A investigação visa desenvolver análises críticas sobre instituições políticas, processos, atores e interações a nível local, nacional e global, proporcionando uma compreensão aprofundada dos desafios políticos contemporâneos e de possíveis soluções.
O grupo de investigação centra-se em temas como:
1. Democracia e Processos Democráticos: ao estudar instituições, processos, atores, e interações políticas no contexto da governança democrática comtemporânea numa perspetiva comparada, os investigadores fornecem informações sobre os seguintes tópicos: fundamentos normativos; transições e consolidação; desenho institucional e accountability; qualidade da democracia; eleições, sistemas eleitorais e representação; participação e mobilização política; atitudes e comportamento político; partidos e sistemas partidários; e comunicação política. Os investigadores investigam a estabilidade democrática e os desafios contemporâneos da democracia.
2. Assuntos da União Europeia: no contexto das prioridades estratégicas e dos desafios da União Europeia, os investigadores têm analisado três áreas principais inter-relacionadas: (1) política, governança e instituições. A pesquisa centra-se na democracia, no Estado de Direito, na integração e governança multinível, no alargamento da UE e na reforma institucional; (2) geoeconomia, economia política internacional e relações externas. A pesquisa priviligia os temas da integração monetária, do multilaterismo, da cooperação internacional e da autonomia estratégica da UE; e (3) desafios sociais e económicos. A pesquisa centra-se no desenvolvimento do mercado interno, na coesão, no crescimento económico, na inclusão, na sustentabilidade e na agenda da Europa Social.
3. Fronteiras, Migrações e Identidades: os investigadores focam as fronteiras estatais e simbólicas e a sua realção com a migração e a identidade. A análise centra-se na perspetiva dos atores sociais, com ênfase na sua posicionalidade. A pesquisa privilegia temas como as políticas da identidade, o nacionalismo e o transnacionalismo, os regimes de fronteira e de migração e a cidadania. Assumindo a difusão do poder na sociedade, a pesquisa realça a relação entre pessoas e instituições, os processos de negociação, o desempenho e rituais estatais, bem como a violência simbólica e política.
4. Segurança e Defesa: a investigação salienta os desafios contemporâneos à segurança e à defesa, privilegiando os seguintes temas: (1) desenvolvimento de modelos de análise baseados em intelligence estratégica de apoio à tomada de decisão, visando lidar com ameaças e mitigar os seus impactos num contexto marcado por pertubações tecnológicas, por vulnerabilidades de segurança cibernética, por tenções geopolíticas e por conflitos; (2) a aplicação de tecnologias de ponta para fortalecer os mecanismos de defesa e proteção contra ameças em constante mutação; e (3) estruturas e implementação de políticas para oferecer soluções abrangentes para lidar com os dilemas contemporâneos de segurança e de defesa.
Do grupo de investigação Política e Poder fazem parte Investigadores(as):