1ª Escola de Verão Migrações PopMob 2023 - Imigração e Asilo em Portugal: Políticas e Práticas

A 1ª Escola de Verão Migrações PopMob 2023, intitulada “Imigração e Asilo em Portugal: Políticas e Práticas” é promovida no âmbito da Linha de Investigação PopMob – População e Mobilidade do Centro de Administração e Políticas Públicas (CAPP) do ISCSP-ULisboa. A 1ª Escola de Verão Migrações PopMob 2023, organizada pelas Professoras Catarina Reis Oliveira e Fátima Amante, realiza-se entre os dias 17 e 21 de julho de 2023 e irá funcionar em formato híbrido, em regime presencial, no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP), e à distância/online, através da plataforma Zoom.

A 1ª Escola de Verão Migrações PopMob 2023 destina-se à formação no domínio das migrações internacionais e da proteção internacional, conciliando a aquisição de conhecimentos na vertente jurídica, teórica, estatística, metodológica e empírica, característico de um modelo de formação inter e transdisciplinar assente no cruzamento de saberes e competências. Assim sendo, os objetivos de aprendizagem são adquirir:

• Conhecimento sobre as questões contemporâneas relacionadas com as migrações internacionais e da proteção internacional, e capacidade de as problematizar, de forma geral e para a sociedade portuguesa, em particular;
  • Conhecimento introdutório sobre os principais conceitos e teorias no domínio das migrações;
  • Conhecimento sobre os principais enquadramentos legais europeus e portugueses para a gestão, o acolhimento e a integração de migrantes, tanto no domínio das migrações voluntárias, como na vertente das migrações forçadas e da proteção internacional;
  • Literacia Estatística em migrações, promovendo-se a capacidade de identificar, utilizar e interpretar dados sobre estrangeiros residentes, imigração e proteção internacional;
  • Capacidade de desconstruir perceções acerca das migrações e comunicar de modo rigoroso os conhecimentos adquiridos;
  • Capacidade de intervir de modo crítico e informado em matérias relacionadas com os fenómenos migratórios e a monotorização de políticas migratórias;
  • Capacidade de relacionar os efeitos da migração em Portugal para a demografia, as contas públicas, a economia e o mercado de trabalho.

Entre os diversos convidados da Escola de Verão Migrações PopMob 2023, o primeiro dia, 17 de julho, conta a com a presença do Professor Ricard Zapata-Barrero (Universitat Pompeu Fabra) como Keynote Speaker Internacional, que irá abordar questões relacionadas com os “Key arguments shaping migration sudies today: Conceptual, theoretical, and methodological challenges”.

As inscrições já se encontram abertas e decorrem até ao dia 30 de junho de 2023, através da plataforma FenixEdu: https://fenix.iscsp.ulisboa.pt

Caso ainda não possua conta na plataforma FenixEdu, deverá proceder ao seu registo através do link https://fenix.iscsp.ulisboa.pt/accountCreation

Contamos com a participação de tod@s.