2ª Escola de Verão em Migrações – Integração de Imigrantes: Investigação, Políticas e Práticas

Inscries facebook

Realiza-se, entre os dias 15 e 19 de julho de 2024, a 2ª Escola de Verão em Migrações, intitulada Integração de Imigrantes: Investigação, Políticas e Práticas, uma iniciativa promovida pelo Observatório das Migrações e o Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa (ISCSP-Ulisboa), em parceria com o Centro de Administração e Políticas Públicas (CAPP). Com a Coordenação Científica das Professoras Catarina Reis Oliveira e Maria de Fátima Amante, investigadoras integradas do CAPP, a 2ª edição da Escola de Verão irá funcionar em regime presencial, no ISCSP, e à distância, através da plataforma Zoom.

Destinada à formação no domínio das migrações internacionais e da Integração de imigrantes, conciliando a aquisição de conhecimentos na vertente teórica, metodológica, político-legal, estatística e empírica, característico de um modelo de formação inter e transdisciplinar assente no cruzamento de saberes e competências, a Escola de Verão tem os seguintes objetivos de aprendizagem:

• Conhecimento sobre as questões contemporâneas relacionadas com as migrações internacionais e a integração de imigrantes, adquirindo capacidade de as problematizar, de forma geral e para a sociedade portuguesa, em particular;
  • Conhecimento sobre os principais enquadramentos político-legais e institucionais para a integração de migrantes, ao nível europeu e em Portugal;
  • Literacia Estatística acerca dos indicadores de integração de imigrantes, promovendo-se a capacidade de identificar, utilizar e interpretar dados sobre estrangeiros residentes nas diferentes dimensões de integração;
  • Capacidade de desconstruir percepções acerca das migrações e comunicar de modo rigoroso os conhecimentos adquiridos;
  • Capacidade de intervir de modo crítico e informado em matérias relacionadas com os fenómenos migratórios e a monitorização de políticas de integração de imigrantes;
  • Capacidade de relacionar a situação de integração de imigrantes em várias dimensões, como a habitação, educação, justiça, direitos políticos, associativismo, opinião pública e discriminação.

Entre os diversos oradores convidados da Escola de Verão Migrações 2024 o primeiro dia 15 de julho, conta com a presença do Professor Rinus Penninx (Emeritus Professor of Ethnic Studies, University of Amsterdam) como Keynote Speaker internacional, que irá abordar questões relacionadas com os Problems of the use of the concept of Integration as an analytical tool and as a policy concept. How can we stut Immigration Integration?.

As inscrições já se encontram abertas e decorrem até dia 23 de junho de 2024, na plataforma do FenixEdu com um valor de 70€.

Caso já possua uma conta no ISCSP-ULisboa, deverá utilizar as suas credenciais para realizar a candidatura em: https://fenix.iscsp.ulisboa.pt

Caso nunca tenha sido aluno(a) do ISCSP-ULisboa, deverá realizar o resgisto através do link: https://fenix.iscsp.ulisboa.pt/accountCreation

Programa da 2ª Escola de Verão Migrações 2024 aqui

Para esclarecimento de dúvidas ou outras informações, entre em contacto com Instituto de Formação e Consultoria (IFOR) do ISCSP-ULisboa, através do endereço eletrónico: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.