Monitor Europeu de Comunicação 2018-2020

Data de início e de término
Janeiro de 2018 – Dezembro de 2020

Investigador Responsável
Sónia Sebastião

Fonte de Financiamento
EUPRERA e outros patrocinadores europeus

Equipa de Investigação

Nome do Investigador Filiação Institucional
 Sónia Pedro Sebastião CAPP/ISCSP - Universidade de Lisboa
 Susana de Carvalho Spínola CAPP/ISCSP - Universidade de Lisboa

Instituições parceiras

Instituição
Universidade de Leipzig
European Association of Communication Directors
PRIME Research
Fink & Fuchs

Resumo do Projeto

O European Communication Monitor 2018-2022 / Monitor Europeu de Comunicação (ECM) é o principal inquérito anual sobre as tendências em curso na área da comunicação estratégica em todo o mundo. Existe desde 2007 com mais de 3.000 participantes de mais de 40 países, sendo realizado anualmente. O mesmo design de pesquisa é partilhado por monitores nas regiões de Ásia-Pacífico, América Latina e América do Norte (em breve), formando a série Global Communication Monitor.

Os dados do ECM são continuamente explorados em artigos de conferências académicas e artigos de revistas científicas indexadas – e em publicações profissionais transnacionais - publicados pela equipa principal. No entanto, os conhecimentos da ECM são parcialmente utilizados para informar as comunidades de pesquisa nacionais (por exemplo, através de artigos em línguas e revistas nacionais) e comunidades profissionais em toda a Europa (por exemplo, através de artigos, ensaios, entrevistas em revistas de indústria nacional / PR, através de apresentações em conferências profissionais nacionais, etc). Mais importante ainda, a oportunidade de produzir um relatório nacional específico sobre as tendências atuais em comunicação estratégica e relações públicas com base nos dados ECM só foi usada muito raramente – apesar de tal ser uma ótima oportunidade para produzir resultados significativos para a profissão nas línguas nacionais.

Prof. Doutora Sónia Sebastião - Investigadora Principal

Doutora em Ciências Sociais na especialização em Ciências da Comunicação e Professora Associada do ISCSP para as áreas das Ciências da Comunicação, desenvolve a sua investigação com incidência na Comunicação Estratégica e nas Relações Públicas. Coordenadora da Unidade Científica e Pedagógica de Ciências da Comunicação e da Pós-Graduação em Comunicação Estratégica Digital. É ainda Research Senior Fellow do CAPP no Grupo Sociedade Comunicação e Cultura, coordenando o projecto “Ensino e Prática de Relações Públicas”.

Prof. Doutora Susana de Carvalho Spínola

Susana de Carvalho Spínola é doutora em Comunicação. Integra a rede MARPE, um consórcio europeu de investigadores em relações públicas, é membro de comissões científicas e tem vários artigos e capítulos de livros nas áreas de teorias de relações públicas, relações públicas estratégicas, public affairs, lobby, diplomacia pública e corporativa e educação em relações públicas.

2020-Q2-European-Communication-Monitor-2020-Email-Assets-Header-1200 x 630

European Communication Monitor 2020: Facts

European Communication Monitor 2019: Facts

European Communication Monitor 2018: 10 key insights

Brochura com os primeiros resultados do European Communication Monitor.